História

Sobre a fundação do IFL

 

O IFL, fundado em 14/01/1968, nasceu segundo seus fundadores, Sylvio Domingos Pellicano e Adão Nonato de Oliveira, com o propósito de oferecer tratamento e assistência mais humanizadora aos dependentes químicos do álcool e cresceu apoiado no trabalho voluntário de pessoas que sempre dedicaram voluntariamente e com muito amor, parte de seu tempo a esta causa.

11

O nome adotado para a Entidade deveria expressar as suas finalidades:  dedicado ao estudo, ensino e orientação; de espírito fraterno; e de trabalho, de terapia ocupacional, por isso Instituto Fraternal de Laborterapia.

Desde sua fundação, vem se dedicando à recuperação de dependentes químicos e famílias, à formação de voluntários, estimulando o tratamento, orientação e prevenção através de serviços e atividades oferecidas, cursos e palestras ministrados por profissionais especializados em dependência química.

Sobre a Sede

Sua primeira sede foi na Rua Maria Paula, 122, Bela Vista, São Paulo, onde funcionou até 1973.
Em 1973 mudou para a Rua Francisca Miquelina, 94, no mesmo bairro e próximo do endereço anterior.
Em 1984, mudou para imóvel próprio na Rua Santo Amaro, 244, no mesmo bairro e próximo do endereço anterior, onde funcionou por 30 anos.
Em abril de 2104, mudou para o imóvel próprio na Rua Asdrúbal do Nascimento, 454 – Liberdade, onde funciona atualmente.

stamaro2

                                                                Sede da Rua Santo Amaro, 244

Sobre a CAM – Comunidade de Apoio Mútuo

O IFL construiu e implantou sua primeira comunidade terapêutica, denominada Comunidade de Apoio Mútuo – CAM, no Município de Itapecerica da Serra, Estado de São Paulo, à Estrada Mato Adentro, Bairro Potuverá, onde durante mais de 35 anos, no período de 1975 a 2010, prestou serviços de assistência e tratamento a dependentes químicos.

Em 2011, este imóvel foi vendido e com o produto da venda foi adquirido um novo imóvel no município de Juquitiba – SP, com área de 130.000 m² que abriga a nova CAM, e também o imóvel que abriga a nova e atual Sede.

Após o processo de legalização e estruturação, a nova CAM estabelecida à Rua Marli de Castro, 92, Bairro Barra Mansa (altura do km 333,5 da Rodovia Régis Bittencourt – sentido São Paulo), voltou a funcionar em setembro de 2014.

Um pouco da história sobre a construção da CAM de Itaperica da Serra – SP

No dia 18 de novembro de 1972 foi  realizado o ato de lançamento da pedra  fundamental da comunidade que seria a CAM – Comunidade de Apoio Mútuo, ato este realizado pela primeira dama do Estado de São Paulo, Exma. Sra. Maria Zilda Samba Natel, esposa do Governador do Estado, Laudo Natel, junto ao presidente em ocasião, Sylvio Domingos  Pellicano.

 

fotos-hist